Tomaram posse, nesta terça-feira (1º), o prefeito eleito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) e o seu vice Nonato Bandeira (PPS). A solenidade aconteceu no final da tarde, na Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes, localizada no bairro do Altiplano. Já a transmissão, quando o ex-prefeito Luciano Agra passou oficialmente o comando da Prefeitura de João Pessoa para o novo prefeito aconteceu às 19h.
A programação da posse do novo prefeito contou ainda com um culto ecumênico celebrado pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Di Cillo Pagotto, e o presidente da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, pastor Estavam Fernandes. Apresentações artísticas e de cultura popular também marcaram a cerimônia.
O prefeito citou as bases de sua gestão, destacando a adequação da mobilidade urbana, a adequação da infraestrutura da cidade, educação e saúde de qualidades. Ele revelou que o ministro da Saúde, Eliseu Padilha, lhe prometeu pelo menos mais duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em João Pessoa.
O auditório da Estação Ciências ficou lotado. A militância do Partido dos Trabalhadores (PT) marcou presença, para saudar o primeiro prefeito da legenda a ser eleito prefeito do maior município da Paraíba. Luciano Cartaxo disse que pretende construir ainda pelo menos 15 novas creches municipais e se comprometeu em realizar concurso público para Educação, ainda no primeiro semestre deste ano, para 1,3 mil vagas.
No seu discurso de posse, Cartaxo começou elogiando o consenso alcançado por Durval na recondução à presidência da Câmara de Vereadores, pela quarta vez consecutiva. Ele também agradeceu o apoio dos familiares e lembrou, mais uma vez, os ensinamentos do seu pai, Célio Pires, já falecido.
Ele destacou a gestão de Luciano Agra e enfatizou a coragem do ex-prefeito em apoia-lo e "apostou na aliança, limpa, transparente e que mostrou seu objetivo central que era fazer com que João Pessoa avançasse e inovasse cada vez mais".
Cartaxo agradeceu a miliância do PPS, partido do vice Nonato Bandeira, "pelo empenho e pela dedicação à campanha". Ainda se referiu ao PP, como primeira legenda a confirmar a alainça com o PT nas eleições municipais de João Pessoa no ano passado.
Antes de ser empossado como prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou durante entrevista a imprensa, que tem recursos na ordem de R$ 30 milhões para recuperação completa do Parque Solon de Lucena (Lagoa). Os recursos são provenientes do Ministério das Cidades e de acordo com o prefeito foram conseguidos graças as várias viagens e audiências em Brasília durante o período de transição.
Cartaxo disse ainda que a recuperação da Lagoa está dentro de um projeto maior que restabelecer o reconhecimento de João Pessoa como cidade verde. "Temos um projeto interessantíssimo que é o Cidade Jardim, onde vamos colocar muito verde nas principais avenidas e praças da cidade".
O Coral Vozes da Infância entoou a Ave Maria, antes do início da solenidade, que estava marcada para as 17h e só começou por volta das 17h40. Depois cantou um clássio de Jackson do Pandeiro: 'Chiclete com Banana'. O coral é uma ação da Escola Municipal de Artes e tem como maestro João Linhares. O coral ainda acompanhou a execução do Hino Nacional Brasileiro.
Após o juramento conjunto ao cumpimento das Constituições do Estado e Federal, o prefeito Luciano Cartaxo e o vice-prefeito Nonato Bandeira assinaram o termo de posse.
O novo prefeito revelou ainda que já na próxima semana tem uma audiência agendada como o ministro dos Esportes, Aldo Rabelo. "Enfim tem um calendário de ações já pronta para os cem dias de governo, inclusive com inaugurações de algumas casas e outras obras que nós vamos dar continuidade".
Luciano Cartaxo já havia sido diplomado prefeito da capital paraibana no último dia 10 de dezembro, juntamente dos 27 vereadores eleitos no pleito de 2012. Na ocasião, o petista prometeu fazer de 2013 o “ano da educação infantil em João Pessoa”.
Nas eleições municipais do ano passado, Luciano Cartaxo obteve 246.581 dos votos, o correspondente a 68,13% dos votos válidos. O novo prefeito começou sua carreira política em 1996, quando foi eleito vereador da cidade de João Pessoa. Cartaxo repetiu o mandato outras três vezes, o que lhe possibilitou uma permanência de doze anos como parlamentar.
Com a cassação do mandato do então governador Cássio Cunha Lima (PSDB), Luciano Cartaxo tomou posse como vice-governador do Estado, ocupando o cargo por quase dois anos. Foi eleito em 2010 para deputado estadual com 24.296 votos.
Em sua candidatura a prefeitura de João Pessoa, Luciano Cartaxo apresentou como principais propostas a ampliação do número de escolas em tempo integral, a construção de 13 mil casas populares, a reforma na estruturação dos mercados públicos, a criação de quatro terminais de integração e de 80 quilômetros de ciclovias, além da valorização do professor da rede municipal.
"Vereadores eleitos e reeleitos na posse"
Luciano Cartaxo foi o único representante do Partido dos Trabalhadores eleito prefeito em uma capital do Nordeste.
Da redação
Com informações do Portal Correio
Fotos: G1PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário