terça-feira, 22 de outubro de 2013

Dudú de Brizola participa da Jornada de Inclusão Produtiva e anuncia criação da Secretaria de Agricultura

A prefeita de Rio Tinto Dudú de Brizola, participou da II Jornada de Inclusão Produtiva que aconteceu durante a manhã da última quinta-feira 17, no ginásio ‘O Gerbasão’ e, anunciou que, em breve estará criando a Secretaria de Agricultura do município que atualmente é ligada a SEDURB - (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Rural).
Confira mais fotos do evento (clicando aqui)
Participaram do evento, que celebrou também o Dia Mundial da Alimentação, mais de 300 pessoas, entre agricultores e representantes de órgão parceiros.

 

As jornadas que é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Emater, vêm sendo realizadas desde o mês de julho para divulgar entre os agricultores familiares as propostas dos arranjos produtivos locais, no contexto de convivência com o Semiárido e do fortalecimento das práticas agropecuárias. Organizada pelo escritório regional da Emater em Rio Tinto, a jornada contou com a participação e apoio da Prefeitura Municipal, Banco do Nordeste, Sebrae, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). 
 
As Jornadas de Inclusão Produtivas executadas pela Emater são coordenadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), em parceria com os governos federal, estadual e municipais. A programação segue até o final de outubro.
 
A prefeita Dudú de Brizola avaliou a parceria firmada entre o município e a Emater como positivo, e lembrou que, entre os benefícios existentes, a compra de alimentos para a merenda escolar das escolas da rede pública é um dos que tem movimentado de forma significativa a economia da região. Ela lembrou que, atualmente são comprados 126 mil reias em produtos agrícolas, dos produtores locais. A gestora anunciou o desmembramento da Secretaria de Agricultura que está ligada a Sedurb, além de uma aquisição de máquina Patrol e um Trator para o corte tradicional de terras.

A coordenadora da Emater na região, Keila Leal, disse que; “o objetivo deste evento é aproximar parcerias, num propósito de divulgar políticas de programas, que venha beneficiar o município, principalmente o agricultor de base familiar. Por que hoje, os governos federal, estadual e municipais tem muito recursos pra programas, inserção no mercado, comercialização e, é preciso que a gente divulgue isso”. 
 
A proposta é trabalhar com o intuito de oferecer subsídios para que os agricultores possam conviver com os efeitos da estiagem em suas atividades produtivas. Dentre as ações, destacam-se a distribuição de sementes de sorgo e de raquetes de palma forrageira resistente à cochonilha do carmim, além de acesso aos programas de comercialização de ração pela Empasa e Conab.
 
Em todas as jornadas, os técnicos da Emater informam aos agricultores todo o processo de acesso às linhas de financiamento, além de programas e políticas públicas como crédito para aquisição de terra, participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional Rural de Habitação (PNRH), entre outros, como parte do convênio MDA/SAF-Emater-PB 701154/2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário