sexta-feira, 12 de julho de 2013

Secretário de Cultura da Paraíba visita Rio Tinto e destaca potencialidades culturais

O secretário de cultura do estado da Paraíba, Chico Cesar, esteve visitando na última quarta-feira 10, a cidade de Rio Tinto no sentido de fazer um levantamento das potencialidades culturais da região e estreitar o diálogo com a diretoria de cultura da Prefeitura de Rio Tinto.
A visita foi realizada no período da tarde, e teve a companhia do secretário de Turismo, Meio Ambiente, Cultura e Esportes da cidade, Ezequiel Firmino. Da diretora de cultura, Maria Rita, secretário adjunto de Educação, professor Cássio Marques, do gerente executivo do Orçamento Democrático Estadual da 14ª Regional, Fernando Naia, e da secretária de habitação, Emília Correia Lima.

 

A comitiva visitou a Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia no centro da cidade e em seguida se direcionaram para o Palacete da Família Lundgren, na Vila Regina.
 
“Na verdade encontramos um conjunto arquitetônico propício para a instalação de um equipamento cultural, voltado para a cultura indígena, e até nos surpreendemos em saber que já havia uma interlocução com o governo federal para criar algo neste sentido”, revelou Chico, ao falar sobre o antigo casarão da Família Lundgren.

Em seguida ele afirmou: “a gente coloca o estado dentro desta conversa, para buscarmos facilitar e a médio e longo prazo, criar um lugar com uma referência indígena muito forte. Rio Tinto, partindo da sua cultura tradicional, desenvolver essa vocação de turismo e cultura”, disse.
 
Para o gerente executivo do Orçamento Democrático Estadual da 14ª Regional, Fernando Naia, a presença do secretário de cultura foi de grande importância. Ele afirmou que Rio Tinto tem uma cultura muito rica, e que o governo do estado deve ser chamado a participar dessa construção cultural para ‘esses pontos’ na cidade.
 
Naia lembrou que o cacique da Aldeia em que se localiza o casarão, Aníbal Cordeiro, assegurou que já existe um projeto no sentido de tombamento do casarão para se criar o ‘museu do índio’ e que, a partir de uma parceria, o governo do estado pode elaborar novos estudos e viabilizar o projeto para o âmbito do governo federal.

O secretário Ezequiel Firmino e a diretora de cultura, Maria Rita, salientou que o município estão de braços abertos para fortalecer esta possível parceria no sentido de alavancar o turismo indígena, e contribuir ainda mais para o enriquecimento da cultura potiguara.
 
O professor e Secretário adjunto da educação de Rio Tinto, Cássio Marques, foi o responsável por transcorrer todo o contexto histórico dos locais visitados, da Igreja católica Santa Rita de Cássia, bem como do Palacete da Família Lundgren.

PBVale/Por Felipe França

Nenhum comentário:

Postar um comentário