quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Uma nova forma de ouvir – projeto da Justiça da PB atrai até a Rainha da Suécia


A Justiça Paraibana deu um salto pra frente ontem ao apresentar o “Ônibus de Escuta Especial Móvel”, dentro do Projeto “Justiça Pra Te Ouvir”, conduzido pela Coordenadoria da Vara da Infância de da Adolescência.
O ônibus, entregue ontem pelo presidente do Tribunal de Justiça, Abraham Linlcon, é adaptado no sentido de aprimorar as audiências de oitivas entre crianças e adolescentes vítimas de abusos sexuais e dos acusados.


Pela nova proposta, com auxílio de profissionais da psicologia, o juiz conseguirá ouvir o depoimento das crianças e adolescentes em sala distinta a que estará os acusados do abuso. Hoje, ao colocar um na frente do outro, além de reviver o trauma, a criança ainda se sente intimidada e livra o agressor.
Com o novo modelo, já adaptado no ônibus que percorrerá comarcas de todo Estado, criança e agressores ficam sem salas diferentes, e por imagens o juiz vê e escuta os dois. “O objetivo principal é a garantia dos direitos da criança e do adolescente, no que tange ao direito de ser ouvido, ter sua palavra valorizada, respeitando-se sempre sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento”, declarou o juiz Fabiano Moura de Moura, da Infância e da Juventude.
O projeto é tão interessante que chamou a atenção da cantora Daniela Mercury, embaizadora da Unicef no Brasil, e até da Rainha da Suécia. Tanto que a Organização não Governamental – ONG Childhood Brasil, instituição internacional criada em 1999 por Sua Majestade, Rainha Silvia, da Suécia, voltada para proteger a infância e garantir que as crianças sejam crianças, confirmou a presença de um representante durante a solenidade de apresentação do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário