segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O PODER DOS MATUTOS NO SERTÃO DA PB: Prefeito se reelege, elege filha, filho, neto e genro em cidades da região


Quem disse que ‘matuto’ não gosta de poder? Na cidade de São José de Princesa, matuto é magestade.
O Prefeito da pequena cidade do sertão da Paraíba, Luiz Ferreira de Morais, 65 anos, mas conhecido como Luiz Matuto é chefe do mais poderoso clã eleitoral da região.
Nessa campanha de 2012, Luiz Matuto se reelegeu prefeito e elegeu sua filha Rúbia  Matuto de 39 anos como vice. Além disso, Luiz conseguiu eleger todos os vereadores da cidade, na quantidade de 9 dentre eles um filho, Juliano Matuto.


E em Princesa Isabel, município do qual São José foi desmembrado em 1994, Luiz de Matuto também influenciou na vitória do vereador mais bem votado: Robson de Matuto, de 18 anos. Filiado ao PCdoB, ele é filho de Rúbia Matuto e neto de Luiz de Matuto. Obteve 1.007 votos.
Mas a influência de Luiz de Matuto não se limita a São José e Princesa Isabel. Ele ajudou na vitória do genro, Charles de Charamba (marido de Rúbia Matuto), a vice-prefeito do município de Curral Velho. Charles de Charamba é filiado ao PSDB e ainda emplacou uma cunhada para a Câmara. Amanda, cunhada de Charles, foi eleita vereadora pelo PCdoB. Ela foi candidata para preencher a cota das mulheres e acabou ganhando.
Luiz Matuto comanda a política em São José de Princesa desde que o município foi criado, em 1994. Quem garante é o ex-vereador e atual secretário de Agricultura do município, Damião Ferreira. Segundo ele, Luiz de Matuto foi o primeiro prefeito de São José. Depois foi reeleito.
Após o segundo mandato, Luiz de Matuto indicou e elegeu o sucessor, Sebastião Roberto, conhecido como Sião, cujo mandato ocorreu entre e 2005 2008. “O prefeito Luis de Matuto foi vereador por dois mandatos na cidade de Princesa Isabel. Após a emancipação de São José de Princesa, ele foi eleito prefeito em 97 e reeleito em 2001. Nos dois mandatos, seu vice foi Nehemias Pereira. Em 2004, seu sucessor foi Sebastião Roberto, o popular Sião”, disse Rúbia Matuto.
Na campanha de 2008, Luiz de Matuto tirou Sebastião e novamente apresentou seu nome para a disputa, com sua filha, Rúbia como vice. A chapa foi vitoriosa. “Em 2008, Luiz de Matuto voltou a ser eleito novamente como prefeito, tendo como vice-prefeita a própria Rúbia Matuto e como vereadores seu filho, Juliano Matuto, e seu genro, Sandro Júnior. E conseguiu eleger todos os vereadores da coligação”, lembrou Damião Ferreira. Na campanha deste ano, ele e Rúbia foram reeleitos com 76% dos votos.
De acordo com Damião Ferreira, a família de Luiz de Matuto está no comando da política local desde a emancipação de São José de Princesa e vai demorar a deixar o poder. Isto porque os netos são treinados na política pelo próprio avô desde pequenos.
Conforme Damião, Luiz de Matuto leva os netos para as atividades cotidianas, ensinando a atividade política aos mesmos. “Antes de ser prefeito de São José de Princesa pela primeira vez, Luiz de Matuto foi duas vezes vereador em Princesa Isabel, representando o então distrito de São José e brigando por melhorias nas condições de vida da população”, frisou Damião.
O município de São José de Princesa, desde 97, tem suas prestações de contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do estado (TCE) e pela Câmara Municipal. “Estes fatos respaldam a família Matuto como referência na política do Sertão paraibano”, acrescentou Damião.
Da Redação
Do Expresso PB/Com Jornal Correio da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário