segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A ética e o profissionalismo ameaçados!!!


É lamentável acordarmos logo cedo, ligarmos os rádios para ficarmos em dia com os últimos acontecimentos e nos depararmos com um companheiro de imprensa que deixa de lado o seu compromisso com a ética e com a imparcialidade, literalmente abandonando o profissionalismo, em detrimento de apêlos desesperados e inconsequentes de empresários sem posicionamento definido, que tenta a qualquer custo convencer o eleitor a mudar o seu voto, chegando até fazer terrorismo com a notícia.
Nos últimos dias tenho observado em uma determinada emissora de rádio AM, da nossa região, que se intitula verdadeiramente imparcial, um dos seus apresentadores, apaixonado politicamente falando, inventando ligações telefônicas e torpedos de SMS, “recebidos” de ouvintes que nunca são identificados, tão somente com o intuito de fazer comentários extremamente tendenciosos, numa tentativa de beneficiar o candidato a prefeito, no qual ele sempre é visto participando dos seus movimentos políticos. Até que ponto os ouvintes podem confiar no discurso de um “profissional” deste nível, que abandona o que ensina o bom jornalismo e começa a perseguir colegas de trabalho, em troca de benefícios próprios, esquecendo que como membro da imprensa, ele é também um dos principais responsáveis por levar esclarecimentos aos seus ouvintes, visando uma cidade melhor, mais desenvolvida, com progresso e que caminha para o futuro, com mais saúde, segurança, educação, assistência social, independentemente de levar vantagens próprias ou não?


Há 20 longos anos milito na imprensa guarabirense, tendo passado por várias rádios, estando hoje num dos mais conceituados meios de comunicação do Estado, que é o Portalmidia, e sei como estas coisas funcionam. Aliás, já fui vítima de algumas dessas práticas que envergonham a nossa categoria. É importante que se observe o seguinte: as críticas que hora faço, são direcionadas para o mal profissional que, por questão de ética, prefiro não citar o seu nome, e não para a emissora em si, pois ela é apenas uma “arma” que está sendo usada, de forma incorreta, para tal prática.
Também já é do conhecimento de muitos, o fato de um empresário da cidade, mais uma vez ter dado início a uma pressão implacável em seus funcionários, numa forma desesperada de fazer com que os mesmos esqueçam suas preferências político-partidárias e optem pela sua, mentindo e muitas vezes ameaçando-os de, a qualquer momento, perderem os seus empregos, de onde tiram os sustentos de suas famílias.
Eu não vi, mas a informação que circula entre as “bocas malditas” da cidade, é que o mesmo empresário até já chorou diante dos seus funcionários, deixando escorrer pelo seu rosto já conhecido por práticas mercenárias, lágrimas de crocodilo, que tentam iludir e convencer os mesmos de que o seu candidato é o melhor nome para administrar a nossa cidade, como se eles não fossem capazes o suficiente de analizarem as melhores propostas e escolherem o candidato que acreditam ser o melhor para o desenvolvimento do município.
Caros internautas e eleitores, todos nós temos as nossas preferências político-partidárias. Eu tenho a minha, assim como você também tem a sua e elas precisam ser respeitadas, mas, enquanto formador de opinião, em momento algum eu posso jogar o nome e a credibilidade da nossa empresa pelo ralo em troca de favorecimentos. É preciso se ter posicionamentos éticos e profissionais, para que possamos sempre contar com o respeito e a atênção de todos.
Diante de tudo isso, tomei a liberdade de escrever este desabafo, onde de forma antecipada já peço-lhes as devidas desculpas por submetê-los a esta situação, na minha opinião, constrangedora, mas sinto que era preciso.
O dia 7 de outubro está próximo. Analise com carinho e atênção as propostas dos nossos candidatos, a prefeito e a vereador, para que você possa fazer a melhor escolha. Não venda e nem troque o seu voto por benefícios particulares. Pense na coletividade. Pense nas pessoas que mais precisam de políticas públicas voltadas para os mais carenrentes. Não se deixe enganar por falsas promessas. Lembre-se, você estará colocando no poder uma pessoa que, por quatro anos comandará os destinos da terra que você ama e quer ver cada vez mais bonita, com a chegada do progresso e mais desenvolvimento, com dias melhores na educação, na saúde, no esporte, na segurança, no combate às drogas, com uma melhor infraestrutura, saneamento básico, etc. Diga não aos que vivem prometendo e não cumprem. Diga não aos que fazem da política um meio de vida. Não se deixe levar por comentários tendenciosos que visam tão somente lhe enganar. Peça a Deus que lhe oriente. E mais, exerça o seu direito de cidadão, comparecendo à sua secção eleitoral e votando nos candidatos que você acredita ser os mais preparados.
Por Juka Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário