terça-feira, 4 de setembro de 2012

Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência já está funcionando; ‘veja fotos’


O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência-192) que já está funcionando em Rio Tinto foi entregue a população nesta sexta-feira (31) e atenderá as cidades de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição a partir deste sábado (1). A prefeita Magna Gerbasi recebeu na base da unidade os profissionais que irão trabalhar no atendimento das urgências e pediu o total empenho na execução de suas responsabilidades.
A base local foi construída e equipada pela Prefeitura Municipal de Rio Tinto. A equipe de pessoal é fruto de uma parceria firmada entre as Prefeituras de Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto, acordo firmado a partir de um TAC junto ao Ministério Público.


O SAMU/192 faz parte da política Nacional de Urgência e Emergência e presta socorro à população em casos de emergência que funciona 24 horas por dia. Com o SAMU 192, será reduzido além do número de óbitos, tempo de internação e seqüelas decorrentes da falta de socorro.
A coordenação do SAMU em Rio Tinto informou nesta sexta-feira 31, quando uma pessoa deve ligar para o SAMU. Apenas para os seguintes procedimentos:
Acidentes de Trânsito
Ataques do coração
Convulsões
Desmaios prolongados
Envenenamentos
Intoxicações
Como funciona o atendimento?
O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as centrais de regulação, profissionais e veículos de salvamento. As centrais de regulação tem um papel indispensável para o resultado positivo do atendimento; sendo o socorro feito após chamada gratuita, para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. Esse mesmo médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.
Confira algumas fotos:
Da redação com informações e fotos Por Felipe França / Blog Tribuna do Litoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário