domingo, 15 de julho de 2012

Aprovada emenda de Manoel Junior que garante expansão da UFPB para Pedras de Fogo e Guarabira


A Comissão Mista de Planos, Orçamentos e Fiscalização da Câmara Federal aprovou a emenda do deputado Manoel Junior (PMDB-PB) à Lei de Diretrizes Orçamentária 2013 que garante a implantação de dois campi da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para os municípios de Pedras de Fogo e Guarabira, dentro da ação Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Segundo Manoel Junior, a expansão da UFPB para Pedras de Fogo e Guarabira será fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de mais de 50 municípios da Paraíba. "Serão mais de 700 mil pessoas diretamente beneficiadas, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão".


"Estou fazendo o meu papel que é defender os interesses do povo paraibano e da minha terra natal [Pedras de Fogo] e serei incansável até que os dois campi sejam implantados", declara o peemedebista.

Em conversa com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante na semana passada, o deputado recebeu a garantia da expansão da UFPB para os dois municípios. "São mais de quatro anos, batalhando aqui em Brasília para que a ampliação da UFPB para Pedras de Fogo e Guarabira saia do papel", declara Manoel Junior. "E agora, além de temos a garantia do ministro Mercadante e da presidenta Dilma, temos a expansão assegurada também na LDO 2013".

Quando aprovado, o campus do Litoral Sul contará com o Centro de Formação Tecnológica e Social e ofertará cinco cursos de tecnólogos: Tecnologia da Produção Agroindustrial; Tecnologia da Pequena e Média Produção Agropecuária; Tecnologia da Informação e Computação; Tecnologia da Gestão Social e Comunitária, além de Bacharelado em Ciências Contábeis. No Brejo paraibano, o campus da UFPB terá implantado o Centro de Medicina e Saúde Pública com os cursos de Medicina; Enfermagem; Nutrição e Segurança Alimentar; Licenciatura em Química da área de Saúde; Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologia em Radiologia.

"Posso assegurar que a implantação desses novos campi da UFPB será um divisor de águas no nosso Estado e consolidará o Litoral Sul e Brejo Paraibano como polos de desenvolvimento capaz de fomentar a prosperidade duradoura que a Paraíba tanto necessita", finalizou Manoel Junior.

É a LDO que orienta a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do Poder Público, incluindo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Bem como, das empresas públicas e autarquias. Seu objetivo principal é sintonizar a Lei Orçamentária Anual - LOA com as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no Plano Plurianual.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário