sábado, 21 de dezembro de 2013

Duas barragens da região do Brejo encontram-se em estado de alerta

Dos onze reservatórios, dois deles encontram-se em situação de alerta e um tem menos de 20%

A Gerência Regional da Cagepa no Brejo, através da Subgerência de Operação e de Suporte, divulgou relatório da situação dos mananciais responsáveis pelo abastecimento dos municípios da região polarizada por Guarabira. Dos onze reservatórios, dois deles encontram-se em situação de alerta e um tem menos de 20% de sua capacidade armazenada.


De acordo com o relatório, datado de 15 de dezembro de 2013, a situação é preocupante para os municípios de Araruna, Cacimba de Dentro, Solânea, Bananeiras, Dona Inês, Campo de Santana, Damião, Riachão e Logradouro, abastecidos pela barragem Canafístula II, que está atualmente com apenas 19,6% de sua capacidade. Mesmo com o racionamento a água só é suficiente para abastecer até o mês de maio do próximo ano.

Outro manancial que a empresa tem tido atenção é o de Tauá, responsável por abastecer Cuitegi, Guarabira, Pilõezinhos e Araçagi. Segundo monitoramento feito pela Cagepa, Tuá está atualmente com 40,7% de sua capacidade de armazenamento e de acordo com estudos, a água existente seria suficiente para abastecer até julho do ano que vem.

Os técnicos da empresa consideram que a situação é favorável para os municípios de Pirpirituba, tendo o manancial de Canafístula I com 53% de sua capacidade, podendo abastecer até dezembro de 2014; Juarez Távora também não tem motivos para preocupação, já que a barragem de Brejinho possui 64, 6 % de sua capacidade e tem água para abastecer o município até agosto do ano que vem e os municípios de Sapé, Mari, Sobrado, Mulungu, Gurinhém e Cajá/Caldas Brandão, que são abastecidos pela barragem de São Salvador que está com 91,3 % da capacidade, o que seria suficiente para abastecer os municípios do sistema integrado até o mês de setembro de 2015.

Os municípios de Duas Estradas, Serra da raiz, Lagoa de Dentro e Sertãozinho, abastecidos pela barragem Duas Estradas estão com o abastecimento garantido até março de 2014, já que o manancial está com 41% de sua capacidade. Nos município de Belém, Caiçara e Logradouro, além dos distritos, a água é suficiente para abastecer até maio do próximo ano, visto que a barragem Lagoa do Matias está com 51,7% de sua capacidade armazenada.

As barragens de Araçagi (92,6%), Suspiro (95,0%) e Olho D’água (91,6%) estão por enquanto fora de operação.


Portal25Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário