Cerca de 15 componentes da Guarda Civil Municipal de Itapororoca estiveram nos estúdios da rádio Correio do Vale na manhã desta quarta-feira 15, para denunciar um verdadeiro descaso por parte da Prefeitura para com o órgão de segurança. Segundo um dos integrantes, declarou que desde janeiro deste ano que o prefeito Celso Morais tem ignorado todas as reivindicações da corporação.
“Nós temos procurado ele (o prefeito) pra conversar, pra dialogar e somos ignorados por ele. Procuramos os vereadores do município, todos se colocaram ao nosso favor, mas, até então, o prefeito ignora também”, disse um dos guardas municipal.
Eles informaram que a cerca de trinta dias foi marcado uma reunião com o prefeito para tratar de assuntos voltados para a Guarda Municipal. O guarda citou que o grupo vinha fazendo um serviço ‘exemplar’ e que o prefeito depois que assumiu a Prefeitura alterou toda a estrutura de trabalho dos mesmos.
“Nós víamos fazendo rondas ostensivas, apoiando a Polícia Militar e o Conselho Tutelar, realizando visitas nas escolas da zona urbana e rural do município. Hoje não é mais possível por que nós não iremos a pé, por falta de uma viatura, infelizmente o prefeito Celso tem fechado os olhos pra tudo o que a guarda municipal faz”, disse.
Outra reivindicação dos guardas foi sobre a aquisição dos fardamentos. Hoje, as vestimentas padronizados da guarda civil de Itapororoca foi adquirido com recursos dos próprios guardas. “Nós pedimos este fardamento, mas ele se recusa nos dar também, que é uma garantia nossa. Fizemos outras reivindicações a exemplo do nosso salário que, desde 2010 que não é reajustado, sendo que o salário mínimo vem sendo reajustado anualmente, enquanto o salário da guarda municipal está congelado”, lamentou.
Indignado com o descaso apresentado pelos guardas, o âncora do programa Rádio Repórter, Williams Soares, fez um comentário e lamentou o fato, questionando que, o prefeito Celso Morais precisa aprender a ‘separar as coisas’ e, argumentou questionando o desprezo do atual prefeito com a instituição ao fato da Guarda ter sido criada pelo seu adversário político, ex-prefeito Erilson Rodrigues, analisou.
Williams Soares em solidariedade aos guardas afirmou que o prefeito apesar de não ser ‘político em tese’ e sim, um ‘usineiro-fazendeiro’, estaria fazendo ‘ouvido de mercador’, lamentou.
Revelação
Revelação
Durante o radiofônico matutino, o apresentador Williams Soares ainda surpreendeu a população do Vale do Mamanguape, com uma lamentável revelação feita a respeito do prefeito Celso Morais. Segundo ele (Williams) em contato com o vereador Paulo Queiroz de Itapororoca, o parlamentar teria feito uma ‘revelação em off’ de uma conversa que teve o prefeito. O radialista declarou que o prefeito teria dito ao vereador o seguinte: “Eu sou ruim mesmo, votaram em mim por quiseram”, afirmou. As revelações sobre Celso Morais repercutiu na pacata cidade de Itapororoca e deixou a população do Vale do Mamanguape “estupefata”.
O radialista concluiu dizendo que, “não é a sua arrogância, sua prepotência, sua ignorância, sua falta de educação que vai fazer um bom gestor não”, completou.
Dentro das reclamações, eles também informaram que sempre que a guarda solicita um veículo para a realização de alguma ocorrência eles negam. Porém, tem um carro que fica a disposição de um ‘tal de Nildo Fiscal’ que detém de um veículo 24 horas por dia e, tem também um carro que deveria ficar a disposição da guarda municipal.
“Fomos solicitados por diversas vezes, por volta das 21:00hs, para escoltar a irmã do prefeito até a residência dele que fica no sítio ‘Zalagoas’ e se a guarda se nega a atender um pedido desses é ameaçada e vai colocar pra trabalhar 8 horas por dia”, denunciou.
“Quando nós reivindicamos melhorias salarial, eles dizem que vai aumentar a carga horária e vai colocar pra trabalhar em ponto fixo. Gostaria de saber de algum jurista aonde é que um trabalhador da área de segurança pública tem que trabalhar ponto fixo e 8 horas por dia?” Questionou.
“Nós temos na nossa base quatro camas pra oito pessoas dormirem por dia, o sistema de monitoramento temos que ressaltar aqui que vai acabar em Itapororoca, por que de 10 (dez) câmeras que foram instaladas no centro da cidade, apenas quatro estão funcionando e, a imagem de péssima qualidade. Ficamos sabendo que o prefeito não iria nos receber hoje, então tomamos a decisão de vir aqui denunciar, até por que nós somos cobrados diariamente pela população e queremos dizer que nós não temos condições de trabalhar. Infelizmente a Guarda Municipal de Itapororoca está no balão de oxigênio”, completou.
Ao final da entrevista o grupo de Guardas Municipal de Itapororoca foram ao Ministério Público de Mamanguape encaminhar denúncia contra o gestor da cidade pelo mesmo ter destratado a corporação com palavras de ‘baixo calão’. Segundo relato na Correio do Vale, o prefeito Celso Morais teria dito na presença de 5 (cinco) civis que, “Guarda Municipal e merda era a mesma coisa”.
Da redação/PBVale
Nenhum comentário:
Postar um comentário