Os três Campi da Universidade Federal da Paraíba, que não se localizam na capital, contarão com links de internet com velocidade de 100 Mbps, dentro do programa Veredas Novas.
O programa Veredas Novas disponibilizará links de comunicação de 100 Mbps, podendo chegar até 1 Gbps e interligará os campi à infraestrutura de conexões da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Hoje o sistema, no interior, atinge no máximo 32 Mbps.
As unidades da UFPB localizadas em Areia, Bananeiras, Rio Tinto e Mamanguape receberão em breve, cada uma, uma conexão direta com o Campus I, em João Pessoa. O Núcleo de Tecnologia da Informação da UFPB (NTI) informa que os equipamentos já estão em fase final de instalação e a ativação está prevista para final de junho.
Com o sistema totalmente em funcionamento haverá um significativo aumento na velocidade de Internet. O investimento em internet banda larga é uma reivindicação da comunidade acadêmica de todos os Campi do interior e contribuirá consideravelmente na melhoria das atividades acadêmicas e administrativas.
O acordo entre a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), a Telebras e a UFPB prevê ainda o uso da infra-estrutura em instalação para fornecer acesso de banda larga aos habitantes dos municípios onde a UFPB está instalada, cumprindo o que determina o programa de interiorização do acesso à Internet previsto no PNBL - Programa Nacional de Banda Larga, sem prejuízo da conexão de 100 Mbps com a sede da UFPB.
Fonte: Ascom Reitoria - Bob Vagner c/ NTI
Fonte: Ascom Reitoria - Bob Vagner c/ NTI
Nenhum comentário:
Postar um comentário