sábado, 1 de dezembro de 2012

Caop Saúde: MPPB e gestores do Vale do Mamanguape debatem instalação da USA do SAMU


O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos da Saúde - CAOP SAÚDE do Ministério Público da Paraíba realizou na manhã desta quinta-feira 29, em João Pessoa reunião com gestores da saúde e com os atuais prefeitos e os prefeitos eleitos na última eleição que irão governar os respectivos municípios a partir de janeiro de 2013.
 
O encontro serviu para debater a instalação de uma nova ambulância de Suporte Avançado do Samu, na cidade de Mamanguape, com o objetivo de atender os 12 municípios da região do Vale.


Participaram os atuais prefeitos Erilson Cláudio (Itapororoca) e o eleito Celso Morais, Isaurininha Meireles (Cuité de Mamanguape-reeleita), o atual prefeito Zé de Oscar e o eleito Manuel Messias (Baía da Traição), Adriano Barreto (Marcação-reeleito), Dudú de Brizola (Rio Tinto-eleita), secretário de saúde de Mamanguape (Elissandro Bezerra), Edvaldo Freire (Capim-eleito) e Olimpo Alencar (Mataraca-eleito). Além dos promotores de Rio Tinto Raldeck Oliveira e Ana Maria de França de Mamanguape e do coordenador estadual da rede de atendimento as urgências e emergências, Gutenberg Pequeno.

A promotora coordenadora geral do Caop Saúde, Adriana Amorim de Lacerda disse que, há um interesse por parte dos municípios, até por que existe uma necessidade da região na parte de urgência e emergência desse aparelho móvel que é a ambulância de suporte avançado (ASA), notadamente uma (UTI-móvel). No entanto, ela revelou que os gestores apresentaram algumas dificuldades do ponto de vista financeiro, e afirmou: “Essas dificuldades devem ser superadas, tudo isso deve ser discutido, agora, tem que ser levado em conta que a saúde é um bem maior de todo cidadão, de todo ser humano que é a vida, então, está acima dos interesses financeiros e deve-se, ser levado em conta que a saúde tem que está em 1º lugar”.
 
Na região do Vale do Mamanguape já está em plena atividade o Samu de Rio Tinto, que tem parcerias com as cidades de Marcação e Baía da Traição.
 
A cidade de Mamanguape foi contemplada com três unidades. Duas unidades básica e (1) uma de suporte avançado. O prefeito Eduardo Carneiro revelou inicialmente a imprensa que, a Prefeitura não dispunha de recursos suficientes para trabalhar com as três ambulâncias e na semana passada o secretário de saúde anunciou que entre dezembro e janeiro estará inaugurando apenas as duas unidades básicas de saúde que atenderá também as cidades de Itapororoca, Capim e Cuité de Mamanguape. 
 
O Caop Saúde manifestou a preocupação no sentido de viabilizar a ambulância de suporte avançado para a população e decidiu reunir os gestores para encontrar uma solução para a questão.

A princípio, foi discutido que, para fins de rateios cada município participará com uma ‘cota parte’ para o funcionamento do (Serviço Atendimento Móvel de Urgência – avançado), incluindo-se recursos do governo do estado e da união.

(Promotora da saúde, Drª Adriana, ladeada dos promotores Raldeck e Ana Maria/Foto: Felipe França)

Para o coordenador estadual da rede de atendimento as urgências e emergências, Gutenberg Pequeno, a proposta ainda está em andamento, mais considerou importante a implantação desse transporte qualificado para atender o paciente com uma atenção mais adequada. E ressaltou que, essa unidade de suporte avançado é essencial para que haja novos investimentos com relação à rede de urgência e emergência, como, a implantação de uma unidade de pronto atendimento 24 horas e o funcionamento do hospital regional de Mamanguape que está para ser entregue, avaliou.
 
De acordo com Celso Morais, futuro prefeito de Itapororoca, ‘essa unidade o Vale não pode perder, e com união tudo fica mais maneiro e mais suave, vamos saber os custos pra a gente saber a capacidade de pagamento e agir, por que a saúde não pode esperar’, enfatizou.
 
A prefeita Isaurininha declarou que a reunião foi positiva e parabenizou todo o Ministério Público através dos promotores Raldeck Oliveira e Ana Maria de França pela conscientização sobre este tema. “Nós iremos entrar num entendimento para que possamos trazer a cada dia uma saúde de melhor qualidade para nossa região”, disse.
 
O prefeito Adriano Barreto de Marcação foi favorável a parceria, lembrou que o litoral norte já vem recebendo importantes investimentos em saúde pública a exemplo do (Samu - Rio Tinto/Marcação/Baía da Traição) em funcionamento, e do hospital regional. “Precisamos apenas, acordar os valores de acordo com a realidade financeira de cada cidade, principalmente os menos favorecidos, mas, acredito que tudo dará certo”, frisou.
 
Eleito prefeito nas últimas eleições, Edvaldo Freire de Capim, também concordou que qualquer rateio feito com municípios pequenos não devem ser feitos da mesma forma, “os diferentes devem ser tratados de forma diferentes, os iguais de forma iguais. Que cada gestor contribuía de acordo com o seu potencial econômico”, argumentou.

O secretário de saúde de Mamanguape, Elissandro Bezerra, esteve representando o prefeito Eduardo Carneiro e disse que o município passa por momentos de dificuldades, porém estará atento e aposto pra somar esforços para melhorar a qualidade da saúde de todo o Vale do Mamanguape. 
 
Na reunião, Elissandro Bezerra ficou responsável por realizar todo levantamento de despesas de pessoal e manutenção da base que será em Mamanguape e, na próxima segunda-feira 3, apresentará aos gestores e o Ministério Público da Paraíba.

Da redação com pb vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário