sexta-feira, 2 de novembro de 2012

PIONEIRA NO BREJO: Rádio Cultura completa 33 anos de história e sucesso


A Rádio Cultura AM de Guarabira está comemorando 33 anos de existência, como rádio pioneira na região do Brejo paraibano. No ar desde 1978, eleva mais longe o nome de Guarabira e fortifica as cidades circunvizinhas. Em 1978 iniciou-se a preparação do terreno para sua instalação, no Bairro de Areia Branca, na rodovia PB 075 km 1,25. Inicialmente teve os trabalhos coordenados por Expedito Santos (expert na radiofonia guarabirense) e a estruturação de parte física tendo o Engenheiro Zenóbio Toscano.
A rádio foi inaugurada em 01 de novembro de 1979, sendo a primeira da região do Brejo. Os primeiros sócios-fundadores foram Geraldo Camilo, Antônio Gentil de Amorim, Raimundo de Souza Paulino, Antônio de Oliveira de Melo, Adonias da Costa Fernandes e Expedito Santos. Uma das características fortes da rádio eram o jornalismo (por exemplo, a “Edição Jornalística Cultura”) e o quadro profissional – a emissora passou a ser escola de talentos: grandes nomes da radiofonia paraibana e nordestina atual passaram pela Cultura, a exemplo de Clemilson Souza (TV Tambaú, João Pessoa) e Tony Nunes (TV Diário, CE). Da sua antiga equipe ainda continuam no ar figuras renomadas, como Martins Junior (esportes) e Cassiano José (programa interativo).


Atualmente a rádio pertence ao Grupo João Rafael e conta com um brilhante quadro de profissionais como Martins Júnior (preparou o terreno para a construção da Rádio ao lado de Expedito Santos, e está até os dias de hoje), Rudney Araújo (atual diretor de programação), Fábio Dutra, Edcarlo Monteiro, William Santos, Adriano Santos. Geraldo José, Charles Roberto, Edyr Cabral, Edmilson Silva, Valdeci Macêdo, Danny Satto, Ribeiro Jr, Renato Viana, Cassiano José, Marizete, José Soares entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário