Com o objetivo de alertar os produtores de cana-de-açúcar sobre o perigo das queimadas próximo às linhas de transmissão de energia, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema), realizará, em parceria com a Energisa e a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), uma palestra para a promoção da campanha “Evite as Queimadas”.
O evento acontecerá nesta segunda-feira (29), a partir das 9h, na Asplan, localizado na Rua Rodrigues de Aquino, 267, Centro de João Pessoa. Na ocasião, equipes da Sudema distribuirão cartilhas educativas com dicas do que pode ou não ser feito com relação às queimadas, além de trechos da legislação que rege o Meio Ambiente e a queima controlada. A Energisa também participará trazendo informações sobre os danos nas linhas de transmissão de energia em função de queimadas e os impactos na vida do cidadão.
Segundo a engenheira florestal e coordenadora da Divisão de Florestas da Sudema, Cicélia Diniz, a campanha “Evite as Queimadas” foi lançada em setembro deste ano e equipes do órgão já estão trabalhando na conscientização de várias comunidades e alunos de escolas próximas a usinas nos municípios de Pedras de Fogo, Santa Rita, Lucena, Mataraca, Rio Tinto, Jacaraú, Itabaiana, Juripiranga e Caaporã.
“É importante orientar a sociedade para os riscos da queima de cana em baixo das linhas de transmissão porque depois é ela quem vai fiscalizar isso”, disse Cicélia, destacando que o dano nas linhas pode causar a falta de abastecimento de energia em dois, três e até quatro municípios, dependendo do nível de destruição. “Estamos conscientizando para tentar mudar essa realidade”, continuou Cicélia.
Para o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, a parceria da Asplan e outras entidades dará força à campanha. “Estamos apoiando a campanha porque sabemos dos prejuízos causados pelo calor nas linhas da Energisa. Os nossos associados e produtores de cana fazem a queima controlada, mas, mesmo assim é importante esse alerta”, comentou o dirigente da Asplan, lembrando que no dia as equipes da Sudema também falarão sobre a autorização e o termo de compromisso para a queima controlada.
Redação da Alhandra fM com BLOG DO LUIZ CLÁUDIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário