quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Confira o balanço das ‘Eleições 2012’ na região do Vale do Mamanguape: PMDB elege cinco prefeitos, PSDB e DEM dois cada, PSB, PR e PSD um


O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) conquistou cinco Prefeituras dos doze municípios da região do Vale e Litoral Norte de Mamanguape, uma prova que boa parte do eleitorado ainda mantém a tradição do partidarismo da ala “maranhista”, além de um aliado de prestigio, o prefeito reeleito de Mamanguape, Eduardo Carneiro de Brito (PR), que obteve 12.522 votos.
Capim & Baía da Traição
O (PMDB) elegeu os prefeitos, Edvaldo Freire (Capim) com 1.874 votos, Manuel Messias (Baia da Traição), que teve a seu favor, 2.207 votos. Eles atualmente são vereadores nos respectivos municípios. Os peemedebistas derrotaram com uma pequena diferença de votos, Thiago Roberto (PSDB) afilhado político do prefeito Sérgio Lima, do mesmo partido e Serginho Lima, que teve o apoio do pai e setores da oposição ao prefeito da Baia da Traição, Zé de Oscar (PMDB).


Rio Tinto
Com o apoio da operosa prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi, Dudu de Brizola se elege prefeita pelo (PMDB) com 7.218 votos. Dudu se consolida como uma nova força política na cidade das palmeiras imperiais, ela derrotou o ex-prefeito, médico José de Almeida Braga (PSD) por uma diferença de 872 votos, uma prova do reconhecimento dos eleitores que aprovou as propostas da candidata vitoriosa.
Jacaraú
O prefeito eleito de Jacaraú, ex-vereador e advogado João Ribeiro (PMDB) pertence a uma família de tradição política. Seu avô, Virgílio Ribeiro, tio Virgílio Filho e seu pai, Danda Ribeiro, já sentaram na cadeira de prefeito do município. João na eleição passada foi derrotado por menos de 200 votos pela a menina, atual prefeita Maria Cristina (PTB), esposa do empresário e construtor Marcos Dunga.
Nos bastidores comenta-se que o peemedebista João Ribeiro derrotou um grupo político que gastou mais de R$ 900 mil, além do poder da máquina administrativa. Joãozinho como é chamado pelos jacarausenses, teve uma votação espetacular 5.444 votos, derrotou o seu concorrente Dr. Walker Menezes (PR), por uma diferença de 1.134 votos. Agora, João quer acelerar a transição de governo.
Mamanguape
Reeleito para mais um mandato de quatro anos, Eduardo Brito (PR) teve como aliado a força política dos irmãos, ex-prefeito Fábio Fonseca (PSDB) e o ex-deputado estadual Ariano Fernandes (PSD). O republicano derrotou a candidata apoiada pelo governador Ricardo Coutinho, professora Maria Eunice (PSB) por uma vantagem de 2.115 votos, um resultado considerado apertado em relação à primeira disputa para prefeito, contra o candidato tucano Crisanto Cavalcanti, por mais de 5 mil votos; na época também apoiado pelos irmãos “Fernandes Fonseca”.
Marcação
Um socialista no poder. Com seu curto mandato após vitória de uma eleição suplementar, o prefeito de Marcação, Adriano Barreto (PSB) conseguiu sua reeleição com sucesso neste domingo, 7, derrotando o primo, Edfrance Silva, mais conhecido por Negão (PMDB). O professor Adriano teve 477 votos de maioria.
Mataraca
Pelo o (PSDB) do senador Cássio Cunha Lima, Olímpio Alencar (Mataraca) e José Aurélio Ferreira, mais conhecido por Baia (Pedro Régis), foram eleitos prefeitos. Olímpio é filho da dentista, Claudia Alencar, do mesmo partido, é um dos prefeitos mais jovens do Brasil, tem 22 anos, é estudante de jornalismo de uma das faculdades de João Pessoa. Ele derrotou de uma só vez, a prefeita Karine Lira (DEM) e Egberto Madruga (PMDB). O tucano saiu na frente do peemedebista com 330 votos.
Lagoa de Dentro
Recém-criado no país, o (PSD) do vice-governador Rômulo Gouveia elegeu o vereador Fabiano Pedro como prefeito de Lagoa de Dentro. O pedessista derrotou a prefeita Sueli Freire Madruga que concorreu à reeleição pelo (PMDB). Fabiano é sobrinho do ex-prefeito João da Rapadura (PSDB) daquela cidade, tido como padrinho político do vitorioso. Segundo informações, a derrota da peemedebista deve-se a sua ausência nas ações do Governo Municipal e na cidade.
Curral de Cima & Itapororoca
Os democratas, Nadir Fernandes (Curral de Cima) e Celso Morais (Itapororoca) obteve vitória nas urnas. Eles venceram os seus opositores, vereador Toto Ribeiro (PSD) e o prefeito Erilson Rodrigues (PTB). A maioria de Nadir sobre Toto foi de 256 votos, enquanto Celso teve a mais que Erilson um total de 1.770 votos.
Da redação / Por Lenilson Balla & Chico Soares
Blog A Bala Da Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário