A partir de ontem, período das convenções partidárias para homologação de candidaturas a prefeito, vice e vereador, os bastidores da política na cidade de Itapororoca tá pegando fogo.
Na noite do sábado, na Fazenda Campo Verde, na área do empresário João Batista Brito, teve um arrasta-pé com a Banda Peba com Pimenta, do grande sanfoneiro Wando. Estava o ex-prefeito Celso Morais, a ex-vice-prefeita Elissandra Brito (ambos dos DEMOCRATAS) e outras lideranças que o apoiam. Um dos dois DEMOCRATAS, deve disputar a Prefeitura nessas eleições de 7 de outubro, numa provável aliança com o (PMDB).
Entretanto, existe discordância entre os vereadores do (PMDB), José Nazareno, José Pontes (Chino) e Elinaldo Ferreira sobre a formação da chapa; eles preferem Elissandra Brito e não Celso Morais na cabeça de chapa, com Luciana Madruga como pré-candidata a vice-prefeita, segundo um fonte peemedebista. Já a vereadora Neuza Madruga (PMDB) concorda com qualquer desses nomes como o pré-candidato a Prefeitura pela união das oposições.
O casal, Ricardo Souto e Luciana Madruga, foi para o pé-de-serra de Batista Brito, representaram o ex-prefeito Adamastor Madruga, cumprimentaram as pessoas que estavam no evento. Informações dão conta, que cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento, porém, estava dividido entre aliados do “celcismo e madruguismo” – um ensaio de campanha.
Há mais de 15 dias, o povo de Itapororoca só fala em aliança política, entre os ex-prefeitos Celso Morais e Adamastor Madruga, via articulação do agrônomo José Inácio Morais e Ricardo Souto, o interessante é que o fato está se concretizando de verdade, pode acreditar.
O líder pemedebista Adamastor Madruga, ainda não se reuniu com seus liderados para tratar do assunto, há quem diga que até o dia 20 de junho, ele e Celso irão oficializar a chapa.
Do outro lado, na manhã deste domingo, o prefeito interino Erilson Rodrigues (PTB), os presidentes do seu partido, (PT), (PP), (PRB), (PSB) e (PSDB) se reuniram na Granja da vereadora progressita, Riseuda Nunes, na pauta aliança partidária e formação da chapa da situação.
Inteligente, articulado, Erilson revelou que será vitorioso nas urnas; quer o empenho dos amigos e da militância durante toda a campanha. Ele também disse que conta com um elenco de bons nomes para compor a vaga de vice-prefeito na sua chapa; mas a decisão da escolha será do povo e das lideranças que o apoiam, otimista que vencerá as eleições.
De acordo com informações de partidários do petebista, se tentou de todas as formas uma reaproximação com o (PMDB) de José Adamastor Madruga, mais não obteve sucesso.
Pode anotar as duas chapas estão praticamente formadas, falta apenas à oficialização. Não podemos descartar uma candidatura emergente da socialista Josilda Lopes a, bem como, uma troca de Celso Morais por Elisandra Brito na coligação com o (PMDB).
O pleito será um dos mais atípicos de todos os tempos, desde a década de 60, haveremos de presenciarmos fatos novos, ataques e denúncias entre os postulantes a Poder Executivo, os protagonistas terão que constituir bons advogados e marketeiros políticos.
No xadrez político, todos os pré-candidatos devem se movimentar, será tarefa fácil transferir votos nas alianças se forem concretizadas, boa parte dos eleitores seguem seus líderes.
Sobre a escolha do vice-prefeito, o (PMDB) agrega valores, a tradição e a força do partido desde a emancipação política do município, e os Madruga tem uma história nesse contexto.
Já o (PSDB) mostra peso político de Umberto Fernandes, ex-vereador por quatro mandatos, vice-prefeito e prefeito. Ele também depende de interferência do ex-deputado Zenóbio Toscano.
Pelo (PSB), a força emergente da ex-vereadora de dois mandatos, Josilda Lopes, prestigio e força junto ao governador Ricardo Coutinho, do seu partido. Embora, qualquer decisão de uma aliança, depende de decisões palacianas e da executiva estadual do seu partido.
Da Redação Com Blog A Bala Da Notícia
Por Chico Soares

Nenhum comentário:
Postar um comentário