Técnicos da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) participaram, nesta sexta (11), da vistoria conjunta do Plano de Gestão Integrada (PGI) do Município de Mataraca. O PGI contém indicações e orientações sobre a gestão e ocupação dos espaços marítimos, com enfoque nas áreas do Patrimônio da União. Desde que Mataraca aderiu ao Projeto Orla, várias ações são realizadas com intuito de reordenar a orla da região.
A ação também envolve técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de representantes da Coordenação Nacional do Projeto Orla. Durante a vistoria serão avaliadas as ações descritas no PGI. Os profissionais foram a campo vistoriar o desenvolvimento do Plano.
Projeto Orla - O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima surgiu no ano 2000 como uma ação inovadora no âmbito do Governo Federal. Ele é conduzido pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Qualidade Ambiental, e pela Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O Projeto Orla busca desenvolver uma política nacional que harmonize e articule as práticas patrimoniais e ambientais com o planejamento de uso e ocupação do espaço que constitui a sustentação natural e econômica da Zona Costeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário