terça-feira, 6 de março de 2012

Brasileiros podem agora obter segunda via do CPF pela web

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) garante que a partir de agora a segunda via do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) está liberada na página da Receita Federal na internet para qualquer cidadão que necessite comprovar a inscrição deste importante documento.

Segundo ele, antes, a emissão do comprovante de inscrição do CPF, na página da Receita, só era permitida para quem era cadastrado no Centro Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), mediante o uso de certificado digital ou código de acesso obtido com o número do recibo das duas últimas declarações do Imposto de Renda. “Essas exigências tornavam a obtenção do documento inacessível para cerca de 140 milhões de brasileiros que estavam obrigados a declarar e não tinham o certificado digital”, disse.


Os cidadãos podem ainda imprimir o Comprovante de Inscrição no CPF quantas vezes forem necessárias, gratuitamente, e a autenticidade pode ser checada por qualquer pessoa, também pela internet.

A Receita deixou de emitir o CPF em plástico em junho do ano passado. O comprovante de inscrição no cadastro passou a ser gerado no ato do atendimento, realizado pelo Banco do Brasil, pelos Correios e pela Caixa Econômica Federal, ou quando impresso a partir da página da Receita Federal na internet.


Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário