Um movimento popular, encabeçado pela dona de casa Maria José Fernandes, conhecida na comunidade como Linda, conseguiu recursos e a assinatura da ordem de serviço para a reconstrução do Hospital de Mamanguape, no Litoral Norte.
As obras começaram há cerca de um mês e reacenderam as esperanças de quase 50 mil habitantes daquela região, que carecia de assistência à Saúde.
"Foram dois anos de muita luta que transformaram em realidade um sonho antigo", contou dona Linda, mostrando os documentos que provam que a vontade e a luta popular podem transformar realidades.
Ela disse que tudo começou quando reuniu num esforço conjunto seis mil assinaturas pedindo pela reconstrução da unidade médica e enviando pelos Correios ao então presidente Lula, em maio de 2008.
A correspondencia presidencial foi recebida e a resposta foi a solicitação do atendimento do pedido encaminhado diretamente pela presidência da República ao Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde enviou resposta à Maria José dizendo que foram encaminhadas as providências para que a reconstrução do hospital fosse feita.
A notícia trouxe alegria para todos. As obras começariam naquele mesmo ano. Dona Linda contou que o prédio antigo foi demolido e a estrutura para iniciar as obras foram implantadas. Só que naquele ano tudo não saiu disso.
Em agosto deste ano, ela voltou a escrever a Presidência da República, desta vez para Dilma Rousseff e a resposta foi de que as providências para o seu pedido seriam encaminhadas.
Mesmo assim, dona Linda resolveu procurar a Ministério Público do Estado e encaminhar uma ação denunciando a paralisação das obras do reconstrução do Hospital.
Há um mês, conforme Dona Linda, as obras voltaram a ser retomadas e as esperanças de ver o hospital Regional do município atendendo novamente a população da Região de Mamanguape foram acesas.
"Eu queria deixar claro que a reconstrução do nosso hospital não foi obra de políticos da Região, mas do esforço e da vontade da população", ressaltou.
A força de vontade e a insistência de Dona Linda e de populares de Mamanguape não deixaram que o hospital continuasse a ser apenas ruínas, e que o povo da cidade continuasse penalizado, tendo que se deslocar para João Pessoa à procura de atendimento médico e assistência hospitalar.
COM PORTAL CORREIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário