segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Mais 13 médicos estrangeiros chegam à PB e vão atender o interior

Os 13 médicos selecionados pelo 'Programa Mais Médicos' finalmente chegaram à Paraíba, no Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux, Grande João Pessoa, por volta das 10h deste sábado (14). As possíveis resistências ao programa apresentadas por parte da população brasileira não pareceram preocupar os médicos, que afirmaram estarem sendo bem recebidos em todos os lugares que passam.
Eles foram recebidos com rosas e música por um grupo formado por cerca de 20 pessoas, que portavam bandeiras do Movimento dos Sem Terra (MST) e do Partido dos Trabalhadores (PT). O representante do Ministério da Saúde, André Bonifácio, da coordenação nacional do programa, esteve no local para recebê-los. Nove são cubanos, dois espanhóis, um uruguaio e um brasileiro formado na Espanha.


Umas das médicas recepcionadas foi a cubana Minna Blanca Salazar, que se mostrou entusiasmada em começar a trabalhar. Minna disse que dos 19 anos de profissão, cinco foram na Venezuela, atuando em um programa parecido com o 'Mais Médicos'. “Tenho experiência neste tipo de trabalho e a princípio minha expectativa é de atuar da mesma maneira que foi no país vizinho. Acho que fazer trabalhos em comunidades carentes é, além de muito importante, uma tarefa de grande beleza”, contou.
Desde o dia 2 de setembro até esta sexta-feira (13), dez dos 47 médicos brasileiros selecionados pelo programa do Governo Federal ‘Mais Médicos’ para trabalhar na Paraíba abandonaram seus postos de trabalho, o que equivale a 21,28% do total. Desses, cinco profissionais nem sequer se apresentaram nos municípios para trabalhar e os outros cinco desistiram da função na primeira semana. O balanço foi feito com base nas informações prestadas pelo o Núcleo de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Estado.
Ainda de acordo com André, eles passarão por uma semana aprendendo a cultura local e como funciona a gestão do sistema, além de atividades de formação, para que depois comecem a ser orientados a trabalhar nos municípios. “A intenção é que após o processo de regularização, eles já comecem a atuar. A meta é colocá-los em exercício na segunda-feira (23)”, finalizou.
Os 37 médicos que assumiram o posto estão distribuídos em 17 cidades, sendo 20 em João Pessoa (capital do Estado), dois em Bayeux e um para as demais 18 cidades, que são: Bananeiras, Barra de Santana, Belém do Brejo do Cruz, Caaporã, Caturité, Cruz do Espírito Santo, Itapororoca, Juripiringa, Lucena, Nova Floresta, São Miguel de Taipu, Serra Redonda, Solânea, Tavares, e Vieirópolis.
Os municípios de Aguiar, Baraúna, Damião, Gado Bravo, Pedra Lavrada, Picuí, Santana de Mangueira, Serra Grande e Taperoá receberão os médicos cubanos. Já as cidades de Água Branca e Baía da Traição receberão os espanhóis; e, Areia e Cacimba de Dentro receberão os médicos uruguaio e o brasileiro formado na Europa.
Da redação, com informações da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário