sábado, 7 de abril de 2012

Bolo de chocolate para a Páscoa

Prepare bolo de chocolate para a Páscoa
Com a Páscoa tão pertinho, chocolates e coelhinhos logo vêm à cabeça. Por isso me ocorreu fazer uma receita bem brasileira para a data religiosa e, até porque será meu aniversário, me lembrei do bolo de brigadeiro.
 Esse docinho, o brigadeiro, tão pequeno, tem uma história pra gente grande nenhuma botar defeito. Foi criado em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, militar ativo no movimento tenentista, que se opunha à República do Café com Leite. O governo era chamado assim porque, até a década de 1930, o poder se revezava nas mãos das elites cafeeiras de São Paulo e das leiteiras de Minas Gerais. Depois de se destacar nessa revolta, o brigadeiro decidiu se candidatar à presidência. Gomes tinha muitos adeptos, principalmente as mulheres, que deliravam com o slogan de sua campanha: "Vote no Brigadeiro, que é bonito e solteiro".


  Com tantas moçoilas fazendo sua campanha, não faltaram festas para arrecadar fundos para a candidatura. Em uma dessas, nasceu o docinho, chamado inicialmente de "negrinho", que logo virou o quitute favorito do brigadeiro. Gomes perdeu a eleição para o general Eurico Gaspar Dutra, mas o Brasil ganhou as deliciosas bolinhas leite condensado e chocolate.
Dessa receita surgiram tantas outras, como o bolo de brigadeiro, ideia bacana para o domingo de Páscoa. A sugestão é de Laura Estima, do Doces de Laura, em São Paulo, doceira que faz bolos como ninguém. De brinde, ela dá a receita dos biscoitinhos de mel em formato de coelhinho, guloseima de origem alemã, que a doceira trouxe do Rio Grande do Sul, sua terra natal. Não é difícil encontrar as forminhas, em lojas de acessórios para organização de festas, mas dá para fazer esse quitute com qualquer outro molde. Assim, desejo a todos uma Páscoa lúdica, ligada às nossas raízes.

Ingredientes


  • Para o brigadeiro 2 latas de leite condensado 1\2 lata de creme de leite 6 colheres (sopa) de chocolate em pó
Para a massa 1 xícara (chá) de manteiga 2 xícaras (chá) de açúcar 4 ovos 1 xícara (chá) de chocolate em pó 1 colher (café) de baunilha 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento

Modo de Preparo


Para o brigadeiro  Leve ao fogo até ferver, mexa sempre e deixe ferver por cinco minutos 

Para o bolo  Bata na batedeira a manteiga com o açúcar. Em seguida, junte as gemas, o chocolate em pó, a baunilha, a farinha e o fermento.  Bata as claras em neve e misture à massa, incorporando com delicadeza. Leve ao forno, em forma de cerca de 24 cm de diâmetro por aproximadamente 45 minutos. Deixe esfriar e c orte ao meio, no sentido horizontal, recheie e cubra com brigadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário